Facebook para Agentes Imobiliários

Hoje quero partilhar algumas técnicas, que desenvolvi nestes 3 anos de experiência, para potenciar o vosso Marketing Pessoal no Facebook e aumentar o número de leads e interações.


Todos sabemos que o Marketing Pessoal do Agente Imobiliário é fundamental, porque, apesar de não conseguirmos medir o seu impacto no negócio, sem ele nunca conseguiríamos causar inveja e irritação nos colegas de profissão… que prazer teríamos neste negócio sem isso?!

Cada vez que partilhas uma reserva, ou um vendido, estás a atingir com um soco no estômago uma mão cheia de colegas. Cada vez que colocas "vendido no Facebook" estás a arruinar o dia de uma dúzia de concorrentes… não importa se levas muito, pouco, ou nenhum dinheiro, para casa. O que importa é que vendeste; e agora esfregas isso na cara desses sacanas!!! No mesmo imóvel encontras sempre pelo menos quatro hipóteses de fazer ruído e causar inveja: o dia em que recebes a proposta, o dia em que fazes a reserva, o dia em que fazes o CPCV e o dia em que fazes a escritura. Um leigo pensará que rebentaste a escala... que estás cheio de dinheiro, e é isso mesmo que a maioria dos agentes quer que as pessoas pensem! Já os profissionais, os colegas, ficarão "aziados" em 4 suaves prestações… e ai podemos dizer: “Incha, fdp”!!

A questão que se impõe é: -Será que vamos fazer mais negócios ou amigos por partilhar reservas, cpcv’s, propostas e escrituras no Facebook?! 
Claro que não!! Muito pelo contrário! As redes sociais são “habitadas” por pessoas que odeiam o sucesso alheio… o que de resto é um prolongamento da própria sociedade portuguesa, onde o mais fraco é sempre o preferido das massas. Lembra-te que o Zé Maria ganhou o primeiro "Big Brother" e que o Tino de Rãs é uma figura pública.

2/3 dos likes que recebes nos teus posts profissionais são mais falsos que as mamas da Ana Malhoa! Lá encontrarás o broker concorrente -que te anda a tentar sacar -, aquele recrutador da Remax que rima com “canário”, o Team Leader da KW mais próxima e/ou o formador/guru que te quer vender uma formação sobre "como angariar no mercado em alta"... quando, comprovadamente, nem sequer sabe "angariar no mercado em baixa"… também terás alguns likes dos colegas que mais te odeiam, daquele colega que te quer passar à frente no ranking ou o gerente do banco que aguarda o tal depósito em atraso. Depois há o o outro 1/3... a tua mãe, o teu irmão, um ou dois amigos de infância, o parceiro de padel ou a ex-namorada que ainda “ronda o pedaço”... são tudo o que terás de genuíno.

Todos percebemos que isto não funciona. Perdemos horas, gastamos dinheiro em bonitos templates e publicações patrocinadas, mas os anos passam sem que o primeiro lead chegue a aparecer. Na Funini Estates reflectimos sobre isto e desenvolvemos técnicas inovadoras para gerar mais leads e interacções.

O truque passa por partilhar as desgraças e não os sucessos! Toda a gente adora desgraças. Em vez de um “vendido” experimenta partilhar um “perdi mais uma venda, sou uma besta” (com um belo emoji a chorar ao lado) ou “caiu mais um negócio, se isto continua assim não me resta mais nada a fazer neste mundo” com um "#RIP", ou um “ajudem-me, não consigo angariar e preciso de alimentar a minha família”, com o emoji das mãozinhas a rezar! Certamente vais receber mais likes, mais chamadas e mais leads… todos estamos dispostos a ajudar um “desgraçadinho”, um miserável. Também resulta muito bem partilhar desgraças pessoais, como a falta de erecção, a infidelidade da companheira ou uma crise de hemorróidas que te mandou para as urgências. Nesses casos a solidariedade do Facebook aparece automaticamente e até a tua mãezinha começa a receber chamadas de amigas dispostas a entregar-te a casa para vender ou a investir no Alojamento Local.

Experimenta estas técnicas e comprova por ti próprio.Os milhares de Agentes Imobiliários que trabalham em Portugal gastam quase todo o orçamento de marketing em "caganças" para alimentar o seu próprio ego. Experimenta ser diferente e verás que funciona. A própria página do Agente Funini no Facebook comprova esta tese. Se fossemos "mais uma página" com boas intenções, com conteúdos úteis para os profissionais do sector, provavelmente teríamos 50 likes (dos tais haters)... como só partilhamos desgraças, parvoíces, "peixeirada" e "merda" estamos a chegar aos 12.000 seguidores (11.000 likes), todos orgânicos, sem milhares de paquistaneses ou tailandeses que nem sequer existem a seguir-nos, sem investir um tostão... tudo em menos de 4 anos!! Pensa nisso. Abraço do Funini!

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