Porque odiamos o CONTAS POUPANÇA?

Ponto único deste post: Todos nós odiamos o programa CONTASPOUPANÇA e achamos que o Pedro Anderssen deveria ser despedido, despejado, penhorado e acabar numa transversal da Avenida da Liberdade em Lisboa a dormir na caixa de um frigorífico americano.

Uma vez que estamos de acordo nisto vamos lá “esmiuçar” aquilo que foi dito. Temos então uma senhora que experimentou colocar o seu imóvel no OLX e, para surpresa de todos, recebeu o contacto de um comprador. Provavelmente alguém que procurava uma panela de escape usada para um Opel Corsa mas, sem querer, saltou para o anúncio do lado e viu o apartamento em questão. Vai dai surge uma visita e, sem ter noção de nada, a senhora abriu a porta aos compradores que viram a casa e foram embora pensar. Quando já nem se lembrava deles (na segunda-feira seguinte) a senhora recebeu um telefonema em que se disponibilizaram para ficar com o imóvel. Nenhuma negociação ou oferta inferior é mencionada, compreensivelmente, porque poderia fazer perigar toda a reportagem demonstrando que em vez de poupar 7.000 euros, lixou 8 ou 9.000 euros.

Com a oferta aceite era preciso avançar e nessas alturas dá sempre jeito ter um amigo numa imobiliária, para fornecer as minutas de um CPCV - Contrato Promessa de Compra e Venda, que, por acaso, é algo que as imobiliárias estão proibidíssimas de fazer e onde não podem sequer envolver-se… (o que nos leva para a questão de haver aqui uma economia paralela, pois todos sabemos que ninguém faz nada ilegal sem ser pago em “el contado”... será quem deu a minuta não meteu um bónus ao bolso?). Já com o contrato feito foi altura de ir às repartições obter os documentos do imóvel para agendar a escritura. Foi também a altura de tratar do Certificado Energético e agradecer por a fiscalização da ADENE em Portugal não funcionar, permitindo que se anunciem imóveis sem um documento obrigatório para a sua promoção… houvesse essa fiscalização e lá se iam os 7.000 euros poupados. Depois foi só pedir a um solicitador para fazer o cálculo dos impostos e está feito. Nesta parte a coisa não foi muito inteligente… teria sido melhor pesquisar no Google “cálculo de impostos e mais-valias”, mas tudo bem.

Esta é a história do CONTAS POUPANÇA e fica claro que temos razões para estar indignados, pela simples razão de que nenhum de nós conhece uma imobiliária ou profissional que:
A- Anuncie imóveis no OLX (e outros sites onde também podemos encontrar ninhadas de cães ou discos do José Malhoa);
B- Mostre imóveis sem qualificar compradores;
C- Deixe os compradores ir embora para pensar;
D- Aceite o preço do comprador sem defender o proprietário;
E- Use minutas de CPCV’s caseiras;
F- Vá tratar de saber se está tudo certo com o imóvel só depois da proposta e CPCV assinado;
G- Trabalhe sem Certificados Energéticos (ou use a brilhante frase “CE em trâmite”);
H- Calcule os impostos na Net;
I- Seja capaz de cobrar 7.000 euros por este serviço;
Reforço: temos razões em estar indignados porque não existe nada disto no ramo imobiliário em Portugal, é tudo uma fantasia da SIC para nos denegrir junto da opinião pública.

Comentários

  1. Ui, parece que alguém colocou o dedo na f'rida :) Qualquer semelhança é mesmo pura coincidência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso fui eu próprio que removi o post! O blogger não estava a aceitar o link para o linkdin da senhora proprietária que vendeu a casa sem ajuda de mediadores... Esqueceram-se foi de referir na entrevista que a senhora trabalha numa empresa de administração de bens... realmente a senhora não está nada ligada ao imobiliário ... só tem como função gerir investimentos imobiliários de terceiros...
      Acredito que existam muitas mediadoras imobiliárias que não aportem valor nenhum na venda de imóveis, mas não julguem um sector inteiro sem conhecimento de causa. Tenho vários exemplos de ter conseguido muito mais dinheiro aos proprietários do que aquele que estavam a pedir (na semana passado foram 10.000€ acima, isto já com a nossa comissão descontada). O trabalho do mediador não é colocar à venda e ficar sentado à espera dos compradores, é conseguir o melhor valor possível para o proprietário!
      Há muitas forma de poupar dinheiro, mas não corto o meu cabelo, não produzo/crio os meus alimentos, reparo o meu carro, auto-diagnostico etc etc etc, coisas há que deixo em quem sabe! Há profissionais especializados para os diferentes sectores e esses devem ser respeitados, em mercados evoluídos a mediação profissional é requisito.
      Estou na mediação desde 2011(época de crise quando ninguém queria estar na mediação), numa rede internacional, e já ajudei muita gente a vender imóveis que os próprios não conseguiam vender...
      Em jeito de poupança de tempo... deixem de ver noticias feitas por jornalistas e leiam blogues e vejam Vlogs... é ridículo não é... Pois!

      Eliminar
  2. Muito bom...
    Criou-se uma cultura em que parece que só os agentes imobiliários podem e sabem vender e tratar dos documentos para venda de um imóvel. Pura fantasia.
    Hoje em dia a papelada do imóvel trata-se em meia hora online, o CE há às dúzias quem os faça e rápido e se envolver um empréstimo bancário nem precisamos de nos ralar muito a verificar documentos que estes verificam tudo.
    Quanto à promoção, tirando honrosas excepções, é anúncio na montra e um folheto que ninguém vê. Não há-ja procura por imóveis de determinadas características e localizações que vendem mas é ervilhas para a tosse.

    ResponderEliminar
  3. Por isso é que todas as imobiliárias teem um solicitador ou advogado a trabalhar para elas... Pk nem elas sabem o que andam a fazer

    ResponderEliminar
  4. Como sempre, muito bem escrito, Funini!
    Ao contrário do Andersson (será que é primo do outro do Matrix?), foste ojectivo e imparcial.
    Pois é, com o maralhal que anda por aí a fazer traulitadas a torto e a direito, não se queixem que haja proprietários a preferir vestir a pele de agente imobiliário, mesmo fora de época carnavalesca.
    Como é habitual nesta província junto ao mar, as instituições como a ADENE só servem para criar burocracia e panelinha, mas rigor na aplicação e fiscalização da lei... naaaa!!!
    Por falar nisso, o que é feito do IMPIC? Se há assim tantos Funinis, não é pelo menos estranho que não haja nem uma licença de mediação caçada? Ou será só para pagar mais uma taxa aos fregueses do costume? Ahnnnn.....

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia na internet existe bastante informação para ser consultada (algumas estão corretas outras não). Vender uma casa é semelhante a outras situações que lidamos e não é por uma venda não ser feita através de uma imobiliária que não é bem feita. Toda a gente tem direito a vender o seu património desde que o faça dentro da lei!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Certificado Energético: EM TRÂMITE

10 Dicas do Funini para abrir a tua imobiliária

Reunião de vendas